VISITE

domingo, 30 de maio de 2010

III Semana de Letras da FSLF




Na última sexta - feira houve o encerramento da III semana de letras da Faculdade São Luís de França, o evento que se iniciou na segunda-feira 24-05-10, teve participações de grandes mestres da área e várias apresentações de alunos do 1º ao 4º período de letras e pedagogia.
Parabenizo este evento junto com todos que participaram da III Semana de letras.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

III Semana de Letras da FSLF





A semana de Letras continua com apresentações diárias, ontem tivemos uma palestra com Prof. Especialista Claudiano Soares, que falou sobre as novas formas de ensino junto com Prof. Me. Antônio Andrade e o Prof. Drº José Raimundo Galvão que falaram sobre as línguas latinas e produção textual.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

III Semana de Letras da FSLF

Está acontecendo a III semana de letras da faculdade São Luís de França, o maior evento acadêmico dos cursos de Letras e Pedagogia na faculdade. O evento que iniciou na data de 25/05/10 vai até o dia 28/05/10 com apresentações, palestras, filmes entre outros.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Piadas.....

Um português chegou no hotel em Manaus, e como estava muito quente ele abriu a janela, só que começaram a entrar vários pernilongos.
Então ele ligou para a recepção e reclamou. A atendente disse para ele apagar a luz que eles iriam embora. Ele fez o que ela disse. Depois de um tempinho começaram a entrar vários vaga- lumes e então ele tornou a ligar para a recepção reclamando, e a atendente:
- Mas o que foi agora..?
Ele responde:
- Não adiantou, eles voltaram com lanterna...

--------------------------------------xxxxxx-------------------------------


Manuel foi ao médico e depois de vários exames o doutor lhe receitou três remédios.
Uma semana depois ele tinha piorado consideravelmente e está na cama agonizante quando Maria resolve chamar o médico novamente.
- O senhor comprou todos os remédios que eu lhe passei? pergunta-lhe o médico.
- Mas é claro que eu comprei, doutor!
- E tomou todos direitinho?
- Tomar de que jeito? Se em todos os frascos estava escrito: Mantenha sempre fechado.


--------------------------------------xxxxxx--------------------------------


Supermercado em Lisboa. Um funcionário entra esbaforido perguntando quem era o dono de um fusca vermelho. O Manoel disse que era ele:
- Pois então corra lá estão a roubar seu carro. - disse o garoto.
Manuel saiu correndo e voltou alguns minutos depois, suando e arfando.
- E aí, pegou o ladrão? - pergunta o garoto
Manoel tirando um papel do bolso respondeu:
- Não pois ele foi rápido demais. Sorte que eu consegui anotar a placa para dar parte a polícia.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

A Língua do Google

O google disponibilizou uma ferramenta que para alguns serve apenas como algo a ser usado para fazer pequenas traduções, sem dar a devida atenção e a real importância, mas olhando pelo lado mais amplo a ferramenta tem muito a que dizer.

O tradutor do google é uma ferramenta que possuí 52 línguas atualmente, e que passa a ser o portal de grandes encontros de culturas, a tradução quase instantânea facilita e faz com que os usuários sempre procurem por ela, justificando assim a liderança entre os outros sites que disponibilizam tal ferramenta, não é apenas traduzir, e sim olhando pelo lado profundo ela traz uma oportunidade de navegar, ler e participar de culturas em todos os seus 52 idiomas, certo que a tradução não é umas das melhores em termos de concordância, mas é bastante útil e ajuda muito.

Apenas com 4 anos de vida o google tradutor já possui um vasto banco de dados e planeja -se que daqui à 10 anos ter mais de 250 idiomas, ou ir mais além sendo que as versões automáticas poderão ser melhores do que as feitas por humanos já que nós não temos a capacidade de guardar tantos detalhes de temas específicos.
Esperaremos então por essa nova era e que o nosso " Oráculo Google" nos surpreenda cada dia mais.



Por: José Carlos da Silva Júnior

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Frase do Rei....Bob Marley II

Uso dos "Porques"

Porque – escreve-se quando é causa ou explicação do que quer dizer:

  • Ele não governa porque é preguiçoso.
  • O povo vota nele porque é burro.
  • Propõe causa possível, mesmo com interrogação: O preso fugiu porque subornou o guarda?

Por que – grafa-se em duas palavras quando:

  • Significa pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, caso em que a palavra que é pronome relativo: “Não revelou os motivos por que não compareceu à reunião.”.
  • Equivale a por qual, por quais, sendo o pronome indefinido: “Queria saber por que sempre ferram a classe média quando querem seduzir os pobres.”.
  • É possível subentender uma das palavras motivo, causa: “O vampiro ansiava por que o dia terminasse logo.”.

Ocorrência dupla – exemplos:

- Por que é útil ensinar religiões alternativas nas escolas?

- Porque assim sabemos que não estamos perdendo nada.

- Por que a França promoveu testes nucleares no Pacífico?

- Porque seria uma irresponsabilidade fazê-lo no centro de Paris.

Muitas vezes, é justamente a grafia junto ou separado que nos vai dar o sentido da frase: “Ninguém sabe por que ele não explicou” significa que desconhece o motivo da ausência de explicação. “Ninguém sabe porque ele não explicou” denuncia que o fato de não ter explicado é o verdadeiro motivo de ninguém saber.

E agora que todo mundo sabe por que não chegam ao conhecimento do povo as decisões dos governantes, passemos adiante.

Porquê – escreve-se porquê, junto e com acento, quando é substantivo, sinônimo de causa, motivo, razão:

  • O aluno afirmou que eucaristia “é o aumento do custo de vida” e ainda quer saber o porquê da reprovação.

Por quê - Grafa-se no final da frase ou depois de pausa acentuada. Equivale a por qual razão:

  • Sabe-se que o urso polar é canhoto e que o crocodilo não consegue botar sua língua para fora. O diabo é que ninguém sabe nos explicar por quê.
  • Considerava-se onipotente: não sabia por quê, mas ele acabaria por vencer.
  • Sexo é uma doença, porque sempre termina na cama. Segundo os psicólogos, é f… de se explicar por quê.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

O que muda com as novas regras ortográficas ? Parte II

Hiato

Nova regra
Os hiatos “oo” e “ee” não serão mais acentuados
Como é
enjôo, vôo, perdôo, abençôo, povôo, crêem, dêem, lêem, vêem, relêem
Como será
enjoo, voo, perdoo, abençoo, povoo, creem, deem, leem, veem, releem

Palavras homônimas

Nova regra
Não existirá mais o acento diferencial em palavras homônimas (grafia igual, som e sentido diferentes)
Como é
Pára/para, péla/pela, pêlo/pelo, pêra/pera, pólo/polo
Como será
para, pela, pelo, pera, polo
Obs 1: O acento diferencial ainda permanece no verbo poder (pôde, quando usado no passado) e no verbo pôr (para diferenciar da preposição por).
Obs 2: É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/fôrma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara. Exemplo: Qual é a forma da fôrma do bolo?

Hífen – “r” e “s”

Nova regra
O hífen não será mais utilizado em prefixos terminados em vogal seguida de palavras iniciadas com “r” ou “s”. Nesse caso, essas letras deverão ser duplicadas.
Como é
ante-sala, auto-retrato, anti-social, anti-rugas, arqui-rival, auto-regulamentação, auto-sugestão, contra-senso, contra-regra, contra-senha, extra-regimento, infra-som, ultra-sonografia, semi-real, supra-renal.
Como será
antessala, autorretrato, antissocial, antirrugas, arquirrival, autorregulamentação, autossugestão, contrassenso, contrarregra, contrassenha, extrarregimento, infrassom, ultrassonografia, semirreal, suprarrenal.

Hífen – mesma vogal

Nova Regra
O hífen será utilizado quando o prefixo terminar com uma vogal e a segunda palavra começar com a mesma vogal.
Como é
antiibérico, antiinflamatório, antiinflacionário, antiimperialista, arquiinimigo, arquiirmandade, microondas, microônibus.
Como será
anti-ibérico, anti-inflamatório, anti-inflacionário, anti-imperialista, arqui-inimigo, arqui-irmandade, micro-ondas, micro-ônibus.

Hífen – vogais diferentes

Nova regra
O hífen não será utilizado quando o prefixo terminar em vogal diferente da que inicia a segunda palavra.
Como é
auto-afirmação, auto-ajuda, auto-aprendizagem, auto-escola, auto-estrada, auto-instrução, co-autor, contra-exemplo, contra-indicação, contra-ordem, extra-escolar, extra-oficial, infra-estrutura, intra-ocular, intra-uterino, neo-expressionista, neo-imperialista, semi-aberto, semi-árido, semi-automático
Como será
autoafirmação, autoajuda, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstrução, coautor, contraexemplo, contraindicação, contraordem, extraescolar, extraoficial, infraestrutura, intraocular, intrauterino, neoexpressionista, neoimperialista, semiaberto, semiárido, semiautomático.
Obs: A regra não se encaixa quando a palavra seguinte iniciar por h: anti-herói, anti-higiênico, extra-humano, semi-herbáceo.

Fonte: Cláudia Beltrão, professora de português da Central de Concursos

O que muda com as novas regras ortográficas ? Parte I


Alfabeto


Nova Regra
O alfabeto será formado por 26 letras
Como é
As letras “k”, “w” e “y” não são consideradas integrantes do alfabeto
Como Ficou
Essas letras serão usadas em unidades de medida, nomes próprios, palavras estrangeiras e outras palavras em geral. Exemplos: km, kg, watt, playground, William, Kafka, kafkiano.

Trema

Nova regra
Não existirá mais o trema na língua portuguesa. Será mantido apenas em casos de nomes estrangeiros. Exemplo: Müller, mülleriano.
Como é
Agüentar, conseqüência, cinqüenta, freqüência, tranqüilo, lingüiça, bilíngüe.

Como Ficou
Aguentar, consequência, cinquenta, frequência, tranquilo, linguiça, bilíngue.


Acentuação – ditongos “ei” e “oi”

Nova regra
Os ditongos abertos “ei” e “oi” não serão mais acentuados em palavras paroxítonas
Como é
Assembléia, platéia, idéia, colméia, boléia, Coréia, bóia, paranóia, jibóia, apóio, heróico, paranóico
Como Ficou
Assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, Coreia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico.
Obs: Nos ditongos abertos de palavras oxítonas terminadas em éi, éu e ói e monossílabas o acento continua: herói, constrói, dói, anéis, papéis, troféu, céu, chapéu.


Acentuação – “i” e “u” formando hiato

Nova regra
Não se acentuarão mais “i” e “u” tônicos formando hiato quando vierem depois de ditongo
Como é
baiúca, boiúna, feiúra, feiúme, bocaiúva
Como ficou
baiuca, boiuna, feiura, feiume, bocaiuva
Obs 1: Se a palavra for oxítona e o “i” ou “u” estiverem em posição final o acento permanece: tuiuiú, Piauí.
Obs 2: Nos demais “i” e “u” tônicos, formando hiato, o acento continua. Exemplo: saúde, saída, gaúcho.


Ps.: Em breve postarei o restante das modificações.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Piada do Dia

Certa tarde, uma bem sucedida advogada estava sendo conduzida em sua limousine para seu sítio quando observou dois homens maltrapilhos comendo grama ao lado da estrada.
Ela ordenou imediatamente ao motorista que parasse, saiu do veículo e perguntou:
- Por que vocês estão comendo grama?
- Porque nós não temos dinheiro para comprar comida respondeu um dos homens.
- Bem, você pode vir comigo para o sítio - disse a advogada.
- Senhora, eu tenho uma esposa e três filhos aqui.
- Traga-os também - replicou a advogada.
- E quanto ao meu amigo?
A advogada virou-se para o outro homem e disse:
- Você pode vir também.
- Mas, senhora, eu também tenho esposa e seis filhos - disse o segundo homem.
- Eles podem nos acompanhar também - disse a advogada enquanto se dirigia de volta à limousine.
Todos se acomodaram como puderam na limousine e, quando já estavam a caminho, um dos acompanhantes disse:
- A senhora é muito gentil. Obrigado por levar a gente com a senhora.
A advogada respondeu:
- De nada. Vocês vão adorar meu sítio. A grama está com quase um metro de altura.

Imagem do Dia

É o que todos queremos!! (risadas)

Frase do Rei....Bob Marley


Não foi um rei apenas nas canções, mas também em suas frases que até hoje permanecem vivas entre nós, marcando gerações!